Insuficiência Pancreática Exócrina (IPE) x Pancreatite
AHHHHH….ISSO SIM É MESMA COISA!!!!
NÃÃÃÃÃÃO, também não!
Embora a patologia esteja relacionada a um mesmo órgão: o PÂNCREAS, as enzimas são produzidas por células diferentes! O Pâncreas é um órgão frágil e se localiza ao lado do duodeno, num local estreito e escondidinho tornando-o um órgão de difícil explanação ultrassonográfica. Possui uma série de funções, sendo resumidas desta forma: função endócrina (produção hormonal, exemplo, insulina) e exócrina (enzimas digestivas). Portanto, para avaliar sua higidez, necessitamos de testes laboratoriais diferenciados e espécie específicos encontrados aqui no ANIMAL LABOR, sendo todos disponíveis de forma rápida e confiável, utilizando equipamentos de ponta e médicas veterinárias especializadas no assunto!
A PANCREATITE é a inflamação do pâncreas causada por uma gama de fatores. Essa inflamação pode ser grave o suficiente a ponto de comprometer a funcionalidade tanto de sua parte endócrina quanto da exócrina, manifestando sintomas clínicos inespecíficos e muita dor. Atualmente sugerimos a dosagem da LIPASE IMUNORREATIVA CANINA/FELINA para seu diagnóstico, uma vez que a lipase e amilase , podem gerar resultados tanto FALSO-POSITIVO QUANTO FALSO-NEGATIVO.
NA IPE, a lipase imunorreativa não está aumentada, pois não há uma inflamação e sim uma insuficiência na produção das enzimas digestivas.
Portanto, para diagnosticar IPE e PANCREATITE, os exames indicados são completamente diferentes.
Em caso de dúvida, nos contate!